terça-feira, 20 de maio de 2014

Torta Farofa


Sabe aqueles dias que você vai almoçar ou jantar na casa de alguém e não quer chegar com as mãos abanando. E ao mesmo tempo você não tem tempo para preparar grandes receitas de sobremesa?
Então, a solução que usamos aqui em casa é essa torta, pois ela é simples para preparar, não precisa de nenhum ingrediente muito diferente que pode-se não ter em casa e fica pronta rapidinho!!!

Trigo

 

História

O trigo é a segunda maior cultura de cereais do mundo, seguindo apenas o milho e antes do arroz.
Originalmente cultivado no oriente, Turquia, Jordânia, Síria e Iraque. A semente que conhecemos hoje é na verdade uma mutação que ocorreu a 8000 anos atrás, que apesar de não poder ser encontrada de forma selvagem, devido as suas sementes grandes que não seriam levadas pelo vento. Porém o cultivo dessa semente originaria plantas maiores e logo mais comida para os homens. Em 2003 o consumo de farinha de trigo no mundo, per capta, por pessoa chegou a 63kg.
Há também diferenças quando se diz a respeito da época do plantio do trigo, se for na primavera (trigo da primavera) tem mais glúten e o trigo plantado no inverno (trigo de inverno) tem mais amigo.
No Brasil, o trigo chegou em 1534, com Martim Afonso que desembarcou em São Vicente. Mas o clima quente não foi propicio para que essa cultura fosse dispersada pela colônia. Historiadores dizem que há carta que comprovam a falta de trigo na fabricação do pão que era trocado por farinha de mandioca.
Apenas no século XVIII que o plantio se estabeleceu no Rio Grande do Sul, que só durou até o século XIX quando aconteceu uma epidemia de ferrugem que devastou todas as plantações. Já nos anos 40, o cultivo voltou a se estabelecer no Rio Grande do Sul  e no Paraná, dando a região o titulo de principal produtora de Trigo do Brasil.
Hoje o Brasil é responsável pela produção de 6 milhões de quilos de trigo por ano, sendo 4 milhões para exportação. Apesar dessa quantidade ser enorme, a China ainda é a maior produtora de trigo para exportação.  

Receita

Ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 latas de leite comum (a mesma medida do creme de leite)
  • 3 gemas
  • 16 colheres de farinha de trigo
  • 1 xicara de chá de açúcar
  • 100 gramas de manteiga
  • 1 ovo inteiro
  • 4 colheres de chá de fermento

Preparo:

Creme:
  1. Misture o leite e as gemas e o açúcar
  2. Leve ao fogo e deixe ferver
  3. Quando esfriar acrescente o creme de leite
Massa:

  1. Misture com a mão todos os ingredientes até virar uma farofa
  2. Untar uma forma
  3. Colocar metade da farofa
  4. Despejar o creme
  5. Em cima do creme coloque o resto da farofa, não é pra ficar lisinha, ela fica meio inrrugadinha (o que vai dar um sabor crocante mais tarde)
  6. Coloque no forno por alguns minutos, até a farofa ficar amarelinha
  7. Sirva gelado!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário