Meus avós moram na mesma rua há mais de 40 anos, e assim acontece com muitas famílias daquele bairro. O que fez que a convivência das mãe (hoje avós), pais (hoje avôs) e os filhos (hoje pais) convivessem muito, e criasse aquele ambiente de cidade de interior. Não era incomum as crianças almoçarem e jantarem na casa dos outros, levar bronca da mãe dos outros e assim por diante. Em uma dessas trocas, tinha um menino que sempre ia almoçar na casa da minha avó e quando tinha quibe ele sempre pedia para minha avó cortar tomatinhos e colocar na mesa folhinhas de hortelã para comer com o quibe. Essa maneira de comer quibe trazido por esse garoto acabou por ficar na família e não há uma vez que comemos quibe sem os tais tomatinhos e folhinhas de hortelã.
Essa receita veio daquele senhor que eu contei a história na receita do tabule. A forma de apresentação eu tirei da revista sabores da Claudia, fica bem legal!!!
História
O nome quibe deriva do nome kubbeh, que significa bola. Considerado um prato nacional do Sírio, Líbano e Iraque. E difundiu com a imigração para todo o mundo. Em especial para o Brasil, que acolheu tal receita como salgado, assim como a coxinha, o nosso tradicional pão de queijo nas lanchonetes e padarias pelo pais a fora.
Receitas Quibes:
Ingredientes:
- 1/2 kg de carne moída
- 1 kg de farinha para quibe
- 2 cebolas cortadas em cubos
- Suco de 1 limão
- Pimenta Síria
- Sal
- Azeite
- Coalhada seca
- Hortelã
- 3 tomates picados
- Colocar água na a farinha de trigo e deixar a farinha hidratar
- Após uns 20 minutos de descanso, espremer a farinha para tirar toda a água
- Acrescentar a carne moída, a cebola, a pimenta, o sal e o azeite
- Colocar em uma forminha para moldar e desenforme no prato
- Coloque uma colher de café de coalhada seca e em cima uma folha de hortelã
- Coloque um fio de azeite por cima e o suco de limão
- A preparação é a mesma do quibe cru, a diferença tá em ao invés de colocar em uma forminha, colocar em uma assadeira cortar em cubos e despejar azeite nos vincos formados
- Colocar para assar por mais ou menos uns 20 minutos
Sirva com tomatinhos picados e folhas de hortelã
Nenhum comentário:
Postar um comentário