quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cocada de Colher

Meu padrinho mora em Salvador, e sempre que vamos lá uma das paradas obrigatórias é comer a cocada das baianas principalmente quando visitamos o centro histórico. Esse ano resolvemos conhecer o sul do estado. Passeamos por lugares incríveis, como Arraial D'Ajuda, Porto Seguro, Trancoso, etc. Lá experimentamos uma nova forma de cocada, que não era aquela durinha como estávamos acostumadas, ela vinha em um potinho e comíamos com colher, tipo um brigadeiro mole. Esse tipo de cocada, também é encontrada em outras regiões como em São Paulo, Minas...

História


 
A origem do coco verde é controversa. Alguns historiadores acreditam que o coqueiro tem origem na península asiática, outros dizem que é uma arvore nativa da América do Sul. Outros historiadores, encontraram fosseis na Nova Zelândia, de uma planta pequena com características semelhantes ás do coqueiro, datados de 15 milhões de anos atrás. Independentemente da origem é possível encontrar o coqueiro em toda região tropical, principalmente nas regiões costeira.
Já foi observado um coco, em perfeito estado para a germinação trazido pelo mar na costa da Noruega.
Podendo chegar de 4 a 6 metros, a arvore da frutos duros e muito utilizado na culinária, seja a água como fonte de hidratação ou a parte branca para fazer doces.
A cocada é um doce típico da Angola, trazido para o Brasil com os escravos. No candomblé e nas religiões advindas da África a cocada branca é chamada de Santo Antônio, ou quando uma pessoa se considera um rei, popularmente dizemos que essa pessoa se acha o rei da cocada preta.

Receita

Ingredientes: 

  • 300 gramas de açúcar
  • 2 xícaras de agua
  • 3 cravos da índia
  • 1 pedaço de canela
  • 1 coco médio ralado
  • 6 gemas
Preparo:

  1. Dissolva o açúcar na água
  2. Acrescente os cravos e a canela
  3. Leve ao fogo por uns 15 minutos, até a mistura virar uma calda
  4. Retire os cravos e a canela
  5. Acrescente o coco ralado
  6. Retire a cocada do fogo e deixe esfriar por uns 5 minutos
  7. Adicione as gemas e misture-as bem
  8. Volte com a panela no fogo até abrir fervura
  9. Coloque em potinhos individuais, e espere esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário