Essa receita veio com a minha bisavó da Itália, por anos ficou perdida nas memórias da minha avó. Mas um dia, para mudar um pouco o visual da batata, ela fez para acompanhar o tradicional arroz, feijão, carne moída e batata frita. Acho que tinha uns 10 anos quando experimentei essa forma de batata frita e logico que pedi pra minha mãe incluir no nosso cardápio diário.
Eu gosto muito dessa receita, porque ela fica macia por dentro, tipo um bolinho e mega crocante por gora, como se fosse várias batatas palha grudadas.
História
Batata
Há registros da presença da batata na Cordilheira dos Andes, entre o Peru e a Bolívia há cerca de 8000 anos. Apesar dos andinos há muito tempo cultivarem várias espécies como tomate, feijão e milho, a batata se adaptou muito bem á região que está a mais de 3100 a 4000 metros a cima da linha do mar.
O desenvolvimento do cultivo, com modernos processos de irrigação, permitiu que a civilização andina wari se estabelecesse nas margens do lago Titicaca, produzindo cerca de 10 toneladas por hectare. Em 800 D.C. era possível observar uma cidade estado de Tiwanacu, com cerca de 500 mil pessoas.
O colapso da civilização Tiwanacu, por volta de 1200 D.C. propiciou a ascensão dos incas, no vale do cusco em 1400 D.C. que em menos de 100 anos criaram o maior estado da era pré-colombiana., que se estendia entre a Argentina e a Colômbia.
Com a invasão colombiana em 1532, resultou no extermínio dos incas, mas não das batatas. Os conquistadores espanhóis estavam atrás de ouro, mas na verdade descobriram a batata. A primeira plantação fora desse ambiente natural é datada de 1573 nas Ilhas Canárias.
Na Europa nessa época, acreditava-se que tubérculos eram apenas para porcos e pessoas pobres, mas na era das navegações os navegadores começaram a levar a apreciar e levar em suas viagem, fazendo com que a batata andina chegasse na Índia, China, Japão. Mas só em 1770, enquanto a Europa passava por tempos de fome os valores da batata foram reconhecidos, se tornando item fundamental na dieta dos Europeus e suas colônias, principalmente aquelas de colonização britânica.
Em 2005, um representante do Peru, no encontro da Organização da Alimentação e da Agricultura ressaltou a importância e os valores da batata para diminuição da pobreza, fazendo com que a ONU proclamasse 2008 como ano internacional da batata, considerando esse tubérculo como o alimento do futuro.
Batata Frita
Sem duvida, a batata frita é a forma de preparo de tal tubérculo mais conhecida em todo mundo. Registros mostram que a primeira vez que a batata apareceu dessa forma foi em Paris, em 1840, e logo se espalhou pelo mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 75% das batatas eram utilizadas dessa forma em lanches rápidos. Hoje a batata frita simboliza a dieta globalizada junto com os sanduiches e refrigerantes, principalmente por causa da difusão de lanchonetes como Mc Donalds e Burger King.
Receita
Ingredientes:- 4 batatas descascadas e raladas com ralador médio (formato de batata palha)
- Farinha de trigo (o suficiente para que os filetes de batata grudem uns nos outros, aqui eu uso meia xícara)
- Sal
- Óleo quente
- Após ralada a batata, é importante seca-la bem primeiro para não pular óleo e depois que quanto mais seca menos farinha é preciso
- Adicionar a farinha, em uma bacia e misturar com as mãos
- Com o auxilio de duas colheres, pegue um punhado dessa massinha que formou e grosseiramente coloque no óleo já quente, não é preciso fazer bolinhas porque a ideia que ela fique irregular mesmo, para deixar crocante por fora.
- Espere até ficar bem doradinha e retire
- Acrescente sal
Servir com strogonoff e arroz branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário