quarta-feira, 21 de maio de 2014

Carne Seca

Essa receita eu aprendi em um restaurante em Olinda, Pernambuco, em uma viagem que fizemos em família em janeiro de 2011. Após um longo passeio pelas ladeiras de Olinda, paramos em um restaurante a beira mar, um tanto simples, quase um boteco e nos deliciamos com a famosa carne seca pernambucana.

 

História



Carne seca, é uma das mais antigas formas de conservação de alimentos, já que não havia geladeiras ou freezers, e o sal impede que a carne se contamine com micro organismos que estragam a carne.
Há registros que o homem neandertal ressecava carne de javali. Os incas também ressecavam a carne em um aparelho chamado charque.
Pode-se encontrar todos os tipos de carne ressecada como: carne de boi, cordeiro, porco, galinha, etc.
Na Europa, Mongólia, países com o ar mais seco costuma-se cortar a carne em pedaços e coloca-la sob o sol, para que o calor retire toda a humidade da carne, Já em países húmidos como o Brasil, é preciso salgar os pedaços de carne antes de expô-los no sol.
Os portugueses costumavam salgar ao sol todas as carnes, inclusive de peixe, assim como o bacalhau. Não há vestígios que os índios brasileiros usavam essa técnica para prolongar a validade das carnes, pois o sal era uma especiaria muito rara, encontrada apenas em alguns lugares do mundo naquela época.
Aqui no Brasil, encontramos em diversos nomes, carne de sol, carne de charque. Consumida em de norte ao sul do pais, diferenças na quantidade de sal que depende da região. Principalmente no Nordeste do pais, onde a época de chuva dura apenas 4 meses.

Receita

Ingredientes:

  • 500g de carne seca limpa e aferventada
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 cebolas cortadas em rodelas
  • 3 dentes de alho triturados
  • 1 xícara de água fervente
  • 2 tomates picados
  • 1 colher de sopa de cheiro verde picado
  • 1 pitada de pimenta do reino
Preparo:

  1. Corte a carne em fatias
  2. Refogue a cebola no óleo
  3. Acrescente as fatias de carne e as frite bem
  4. Coloque o alho e espere dourar
  5. Acrescente a água
  6. Tampe a panela e deixe ferver por 5 minutos
  7. Acrescente o cheiro verde, os tomates, e a pimenta do reino
  8. Espere até que a carne fique molinha
Sugestões

Sirva com um purê de mandioca e arroz branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário