terça-feira, 27 de maio de 2014

Bisteca Suina no Forno



Há muito tempo que eu estava com vontade de comer bisteca. Na verdade essa vontade está muito relacionada com uma conversa que tive com a minha avó sobre meu avô e as comidas que ele gostava de comer. Ele, era uma pessoa incrível, apesar de ser um tanto metódica, ele gostava de poucas coisas, mas gostava muito. Pratos como melão com presunto, feijoada, salaminhos, carnes em geral e claro, a bisteca eram pratos que ele comia e repetia com muito prazer.

 

História



A carne suína é o tipo de carne mais consumida no mundo!!! A carne vinda do porco desempenha papel estratégico na alimentação humana. A carne de porco é a carne mais consumida no mundo; para alguns autores representaria 44% do consumo global, contra 29% da bovina e 23% da carne de aves, enquanto outros apontam-na como sendo responsável por 38% da produção mundial de carne, seguida pela carne de frango, com 30%, e a bovina com 25.O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de carne suína, com 3,1 milhões de toneladas por ano.
Há evidencias da criação de porcos para participar da dieta desde 5000 A.C.
Em estudos recentes, do arqueólogo Rosemberg, revelou que os primeiros homens a se estabelecerem em aldeias não tinham como base alimentar o trigo ou a cevada, como achavam até então, mas sim a carne de porco.
Em muitas religiões , o consumo de carne de porco é um tabu, como por exemplo no islamismo, judaísmo, adventismo, que consideram esse tipo de carne impura.
Mas ela também está em grandes passagens históricas, como nas festas de Alexandre, o Grande, em bandejas de ouro, nos sacrifícios aos deuses gregos, ou como prescritos antes das guerras como fazia Carlos Magno.
Mas foi na idade média que a carne de porco, abundante nos feudos, passou a ser considerado símbolo da gula, volúpia e luxuria.
Aqui no continente Americano, os porcos só chegaram em 1483, na segunda viagem de Colombo, na região de São Domingos. Ele trouxe apenas 8 animas, mas logo a espécie se espalhou de norte a sul da América. No Brasil, o responsável por trazer tal espécie foi Martim Afonso de Sousa, que desembarcou em São Vicente em 1532.

Receita


 


Ingredientes:

  • 1 kg de bisteca suína
  • suco de 4 limões
  • sal
  • pimenta do reino
  • alecrim
  • cebolinha


Preparo:


  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente e deixe a carne por duas horas, lembre de virar a carne de tempos em tempos para que todos os lados absorvam o sabor dos temperos
  2. Coloque em uma assadeira junto com os temperos
  3. Deixe assar, mais ou menos uma hora em fogo alto, mas depende de cada forno.  É importante olhar e virar a carne a cada 20 minutos para que ela asse de todos os lados.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário